26/02/2018

Na dúvida, não compartilhe

Por Francielle de Oliveira Amorim
Publicado no Informativo Digital da Viacredi - Cooperativa de Crédito

Professor Moisés Cardoso avisa: na dúvida, não compartilhe
Uma das maiores preocupações no mundo digital atualmente é a propagação de fake news, que em português significa notícias falsas. Isso porque, cada vez mais, usuários de sites e redes sociais vêm sendo enganados por notícias mentirosas, que são disseminadas ao serem compartilhadas por várias pessoas.



Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Viacredi. Notícias não verdadeiras foram compartilhadas em sites e aplicativos, alertando sobre a saúde financeira e os percentuais de endividamento na Cooperativa e, consequentemente, do Sistema CECRED.

Moisés Cardoso, doutorando em Comunicação e Linguagem e especialista em novas mídias, explica que esse tipo de notícia nas redes sociais é realizada com a finalidade de gerar lucro e pode denegrir a imagem de uma pessoa ou empresa.

Ele orienta que, antes de compartilhar um conteúdo nas redes sociais, primeiro é preciso verificar se a origem da notícia tem credibilidade; segundo, observar se a data da informação é atual e; terceiro, avaliar se é realmente importante compartilhar. Na Viacredi, você pode acompanhar os números e resultados da Cooperativa aqui no Informativo Mensal, no site, nos canais oficiais da Cooperativa, nas redes sociais ou nos Postos de Atendimento.

“Compartilhar informação falsa causa desinformação desenfreada e, até provar-se o contrário, a imagem da empresa ou pessoa já foi denegrida”, destaca o especialista. Então, na dúvida, não compartilhe.

O que são boatos? O boato é diferente de fake news. Ele é um desencontro de informações. Para um boato se espalhar tem-se três elementos:

1- A pessoa precisa estar propensa a ser o portador da novidade;

2- Quando não estabelece contrato comunicacional, isto é, quando não é possível identificar se a informação é verdadeira ou falsa;

3-Vulnerabilidade compartilhada.

Segundo Cardoso, com esses três elementos, a pessoa cai na armadilha e acaba compartilhando o conteúdo. “Uma notícia falsa de boatos que são disseminados na internet pode causar pânico nas pessoas, por isso é preciso compartilhar somente quando temos certeza da procedência da informação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário